Como argumentar sobre questões importantes?

Toda família empresária sabe que em alguns momentos é necessário ter conversas difíceis. Elas fazem parte da vida e, em geral, não lidamos bem quando elas acontecem.

No livro Conversas Difíceis, Douglas Stone, Bruce Patton e Sheila Heen propõe ao leitor o desenvolvimento de habilidades para que esses momentos não sejam conflituosos e possibilitem a geração de um clima de harmonia entre os participantes.

Assim, ao longo dos capítulos abordam questões como: quando falar e quando ouvir, o papel dos sentimentos dos interlocutores, dizer o que de fato se quer dizer, como evitar suposições, entender o que está e o que não está sendo dito, comunicação não verbal e a capacidade de se transformar uma briga em um diálogo de aprendizado.

Para o consultor de famílias empresárias João Prates, o livro traz conhecimentos importantes. “Nele, são apresentadas alternativas que auxiliam a explorar situações temidas até o ponto em que outras perspectivas se abrem com soluções criativas”, afirma.

  • O livro Conversas Difíceis (editora Elsevier/Alta books) está com suas edições impressas esgotadas, mas pode ser encontrado em sebos e formato digital.