Inovação

Empresas tradicionalmente modernas

By 02/03/2020 março 11th, 2020 No Comments
empresas tradicionalmente modernas

A palavra “tradição” carrega um significado ligado a base, ao fundamento e aos valores, já a palavra “moderna” sugere a inovação e a atualização constante. Nesse sentido, as empresas tradicionalmente modernas são aquelas que estão acostumadas a se transformar, inovar e reinventar sem que isso seja motivo de ruptura na história e essência da organização.

A especialista em transformações organizacionais, Thais Blanco, durante sua fala no 11º Encontro de Famílias Empresárias, promovido pelo Instituto Sucessor em novembro de 2019, apresentou o conceito das empresas tradicionalmente modernas, despertando o interesse da plateia sobre o tema.

A tradição, destacou Thais, está conectada à história da família e do fundador. Mas, existe, por conta de um movimento natural da nossa sociedade, uma pressão para a modernização. Segundo a consultora, se há na empresa uma cultura propícia para a inovação, mesmo que essa denominação nunca tenha sido usada, esse processo deve ser realizado sem tanto impacto aos valores.

A empresa deve inovar em função da necessidade de sobrevivência, na busca pela longevidade do negócio ao longo das gerações.  “Uma empresa tradicionalmente moderna é aquela que mantém valores e os ressignifica aos tempos atuais”, explicou Thais em sua fala no encontro realizado no Instituto Ling.

Sugere-se, portanto, que esse termo se refere às organizações nas quais as transformações e mudanças são vistas como oportunidades, considerando que a inovação já está no DNA da família e de seus colaboradores. Ser uma empresa tradicional e moderna é uma constância e um valor muito forte e é percebido pelo mercado de modo suave e positivo.

Continue acompanhando os conteúdos do Instituto Sucessor!