Evento sobre investimentos reuniu family offices da América Latina

Nos dias 5 e 6 de setembro o consultor de Family Offices do Instituto Sucessor e cofundador da INEO Marcelo Ehlers participou do LATAM Family Office Investment Summit, em Bogotá, na Colômbia. O evento reuniu famílias da América Latina para trocar experiências sobre sucessão, diferentes tipos de investimentos, impacto social e ambiental, e preservação de patrimônio familiar.

Na oportunidade, Marcelo falou no painel “Preservação do Patrimônio e como alcançá-la”, compartilhando suas ideias sobre o papel do Single Family Office.

“Quando as famílias possuem o objetivo de preservar o patrimônio no longo prazo, através de diferentes gerações familiares, elas devem passar por um processo de mudança de mindset. Passar a pensar como Família Investidora, em vez de Família Empresária, faz com que os sócios familiares tenham uma visão global do seu capital financeiro entendendo que a empresa principal da família está trabalhando para o objetivo de preservar o patrimônio familiar assim como os imóveis, investimentos líquidos, arrendamentos e demais ativos familiares. O foco passa a ser a perenidade da família como unidade, tendo negócios e investimentos que deem suporte à isso de maneira sustentável e alinhada aos seus valores e objetivos”, destacou o consultor, que é coautor do livro A Família Investidora e o Family Office, da Editora Buqui.

Marcelo compartilhou também dados da sua pesquisa Family Office Report Brasil que busca conectar práticas de governança à rentabilidade dos investimentos.

“Dados da nossa pesquisa publicada em 2018 mostram que Family Offices com Conselho de Família, Comitê de Investimentos, e regras sobre a participação de familiares tiveram rentabilidade média nos últimos cinco anos em torno de 15% ao ano, significativamente maior que os que não adotaram práticas de governança e performaram, em torno de 10% ao ano no mesmo período”, acrescenta.

Marcelo destaca que o evento foi idealizado e organizado por um Single Family Office, da família Alduaij, do Kuwait, que o convidou para palestrar. Isso proporcionou que os investidores ficassem mais à vontade, pois não havia um carácter comercial como em outros eventos de investimentos. Em 2020, o evento será realizado na Cidade do México.