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Inovação nas novas gerações

Inovação nas novas gerações

Na atualidade, está cada vez mais evidente a importância de se reinventar. Profissionais, empresas, famílias e até mesmo em nossa vida particular, estamos vendo crescer uma necessidade de inovar, experimentar coisas novas e modernizar processos.

Nesse movimento, as empresas familiares também estão incluídas, contando ainda com o desafio de não deixar morrer a tradição e os valores da família empresária. E essa tarefa está, principalmente, nas mãos das novas gerações.

Além de aprender as já conhecidas boas práticas de governança e sucessão, como a adesão aos conselhos, acordos e pactos e código de ética, por exemplo, o jovem que vai assumir posições de gestão na empresa da família deve valorizar o olhar de especialistas e investir cada vez mais na profissionalização do negócio, pensando sempre na perpetuação da empresa.

Foi com essa visão que Marcelo Reichert assumiu o cargo de CEO na empresa da família, a FCC, da cidade de Campo Bom/RS.

Depois de uma formação em Relações Internacionais, Business pela Wharton, Universidade da Pennsylvania e MBA em Harvard, Marcelo Reichert está há 10 anos na empresa, tendo iniciado no cargo de Gerente de Novos Negócios. Ele conta que já iniciou com o desafio de buscar novos mercados para as tecnologias atuais da FCC.  “Na medida em que comecei a mapear os mercados, percebi que existia enorme potencial para alavancar a vocação da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias para aplicações inovadoras”, explica Marcelo.

 

Inovação nas novas gerações – Caso FCC

 

O primeiro projeto realmente inovador iniciado na empresa foi a Massa DunDun – uma argamassa polimérica que substitui a convencional à base de cimento na construção civil. Além de mais sustentável, o produto proporciona considerável economia em função dos ganhos na produtividade.

No entanto, esse projeto apresentava um produto que representava uma mudança cultural em um mercado tradicionalmente muito resistente a novidades. Por isso, ele considera a escolha bastante desafiadora. Hoje, o produto já está consolidado no mercado.

Há 1 ano como CEO da empresa, Marcelo ressalta que há diversos desafios em inovar dentro de uma empresa familiar e tradicional.

“O primeiro desafio é que, em uma empresa tradicional, um projeto inovador recebe pouca atenção e dedicação de recursos, porque tudo que é novo começa pequeno. As pessoas tendem a priorizar as necessidades dos negócios que são maiores e mais significativos no momento, sem uma visão de futuro. A maioria delas não entende por que deveriam gastar tempo, energia e recursos com um negócio tão pequeno”, conta o CEO.

O segundo desafio apresentado por Marcelo é a falta de compreensão com o frequente redesenho de rota, que é necessário em negócios inovadores. Segundo ele, profissionais que fazem uma boa condução dos negócios atuais tendem a ter baixa resiliência com inovação, ou seja, se não funcionou, desiste-se e segue-se em frente, sem uma nova tentativa de readaptação.

No caso das inovações realmente disruptivas, não há chance de sucesso sem resiliência e ajustes de rota. Quando vinculadas a negócios maduros, os gestores de empresas tradicionais tendem a ter dificuldade em compreender por que a empresa segue insistindo em redesenhar um plano, quando na primeira tentativa não se obteve o sucesso esperado.

Mesmo com os desafios, Marcelo Reichert conta que hoje em dia é possível desenhar diversos mecanismos internos para assegurar um processo de inovação dentro da empresa FCC. Dessa forma é possível assegurar a entrada de ideias, criando incentivos, reconhecimento e visibilidade para os autores; garantir que as pessoas certas façam as necessárias avaliações de viabilidade econômica, técnica e estratégica; garantir o alinhamento das ideias com os valores da empresa e os “pilares da inovação”; auxiliar na elaboração do plano de introdução da ideia ao mercado e; alocar as pessoas certas para a equipe de execução, com cronogramas, metas e indicadores.

Estes mecanismos tornaram a FCC uma empresa inovadora. Além do exemplo da Massa DunDun, a organização possui outros dois negócios incubados, o que proporciona otimismo ao CEO e equipe.

A inovação é um desafio para empresas familiares tradicionais, pois realizam uma transformação cultural necessária nos tempos atuais e as novas gerações podem ser as grandes precursoras desses projetos, utilizando a inovação como porta de entrada e como um dos pilares para legitimar seu profissionalismo.