InovaçãoXestaques

Lifelong Learning: A importância de estar sempre aprendendo

lifelong learning

Em um mundo globalizado e com um fluxo cada vez maior de informações, a única maneira de se manter competitivo é seguir sempre aprendendo. Com a sociedade em constante mutação e atualização, inovando rapidamente em tecnologia e conceitos, quem opta por ficar parado acaba perdendo espaço no mercado.

É nesse cenário que surge um novo conceito. Lifelong Learning, ou aprendizado ao longo da vida, é o nome que se dá ao processo de educação continuada e é uma filosofia que vem sendo muito adotada pelas organizações nos últimos anos.

 

O que é Lifelong Learning?

 

O conceito foi criado partindo do princípio de que o modelo tradicional de educação, perpetuado ao longo do século 20, já não é suficiente para preparar as pessoas, mantê-las atualizadas, competitivas e produtivas.

O termo se refere, portanto, à busca “contínua, voluntária e auto-motivada” pela atualização do conhecimento, seja em âmbito profissional, acadêmico ou pessoal.

Mas mais que uma teoria, o Lifelong Learning é um estilo de vida adaptado para o mercado corporativo e para os profissionais que desejam seguir as rápidas mudanças do mundo do trabalho.

O principal foco é investir na educação continuada, sem limitar um período. De maneira constante, deve-se buscar aprendizados que possam ser aplicados à rotina da vida adulta.

Existe, inclusive, uma instituição responsável por disseminar o conceito ao redor do mundo. A Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ) pretende exercer um papel de liderança na comunidade mundial, ao trabalhar para uma sociedade de aprendizagem que seja democrática, estimulante e produtiva. Segundo eles, o termo se refere a “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”. Segundo o LLCQ, o conceito se baseia em quatro pilares fundamentais: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

A prática oferece benefícios tanto na vida profissional, quanto pessoal, estimulando a pessoa a adquirir novas habilidades, estar disposto a aprender e obter retornos positivos. Para isso, não existem limitações de assuntos – seja qual for sua área de interesse, é sempre possível agregar novos conhecimentos.

A certeza de que outras mudanças ainda mais velozes e disruptivas estão por vir, faz com que essa filosofia precise entrar nas pautas das empresas de maneira imediata. Afinal, a era de transformações está apenas começando.

 

O Lifelong Learning nas organizações

 

Considerando que um “learner” está mais preparado para o novo mundo, as organizações estão começando a aplicar o conceito às suas práticas.

Por ser extremamente benéfico aos profissionais, consequentemente, o Lifelong Learning apresenta vantagens às empresas. Partindo da ideia de que as organizações devem investir na aprendizagem dos colaboradores, aderir às práticas de educação continuada pode auxiliar em quesitos como: capacitação para cargos de liderança, aprendizado sobre a cultura organizacional, profissionais mais satisfeitos com seu trabalho e etc.

Para dar início à aplicação do conceito, a empresa deve promover ações dessa educação continuada através de treinamentos, atividades, cursos, workshops, games, rodas de conversa e demais metodologias de ensino.

Com a tecnologia é possível ir muito além das salas de aula. Depois dos cursos de educação básica e graduação, que já não são mais suficientes, de forma on-line, é possível encontrar diversos tipos de recursos de capacitação de qualidade adequados à área de interesse.

Mais do que estimular a busca por essa aprendizagem por conta própria, a empresa deve também proporcionar facilidades para que essa prática aconteça e ofereça vantagens à produtividade dos funcionários.

Uma outra forma prática de seguir aprendendo é também através de leituras de conteúdos que agreguem conhecimento. Pensando nisso, o Instituto Sucessor está sempre em busca de temas atuais e conceitos que auxiliem na atualização das famílias empresárias. Continue acompanhando nossos conteúdos!