O que é a Governança Familiar?

A Governança Familiar é o sistema pela qual a família empresária se relaciona com seus negócios e seu legado. É durante o processo de estabelecimento da Governança Familiar que são identificados os valores, o propósito, a missão e os princípios dessa família. A Governança Familiar contempla também a celebração de acordos, definição de regras e papéis que serão norteadores para atuais e futuras gerações familiares.

Em geral, as famílias mobilizam-se para implementar a Governança Familiar quando estão planejando a sucessão de algum negócio ou implantando a Governança Corporativa em sua empresa. Nas famílias investidoras, que não tenham passado por esse processo, ela ocorre quando da instalação do Family Office.

Isso acontece porque a Governança Familiar tem papel fundamental na separação dos três eixos: patrimônio, empresa e família. É, também, durante esse processo que é estabelecido o Conselho de Família, considerado o órgão central no contexto da Governança Familiar.

No ambiente da governança familiar também cabe discutir sobre o legado familiar, fomentar iniciativas de apoio, bem-estar e união entre integrantes, falar sobre a formação e o desenvolvimento de sucessores e herdeiros, assim como nortear e controlar as ações dos demais conselhos e comitês, tanto da Governança Corporativa quanto da Patrimonial.

Além do Conselho de Família, já mencionado anteriormente, o Protocolo de Família é alicerce da governança pois nele são formalizadas as combinações. Mais importante do que o documento em si, é o seu processo de construção. Nele, os membros familiares passam a conversar e refletir sobre assuntos que em outro contexto não conversariam.

Também podem ser formados comitês e grupos temáticos, conforme as necessidades de cada família. Exemplo é o Comitê de Formação, que se dedica as questões relacionadas à educação dos membros familiares como o desenvolvimento de programas customizados para a família, auxílio na escolha de cursos e instituições de ensino, e também atividades que fomentem o desenvolvimento das pessoas como planejar experiências culturais, contratar o Plano de Desenvolvimento do Herdeiro ou outras demandas de desenvolvimento.