O que é o Protocolo Familiar?

O Protocolo Familiar é um documento que se caracteriza pela conjunção de vontades de uma família empresária, cujo objetivo principal é manter a continuidade da empresa familiar.

Ele regula as relações entre os integrantes da família com base no consenso que, por sua vez, tenta aproximar as diferenças, complementando-as, mas em nenhum caso submetendo-se a nenhuma das partes.

Trata-se de um pacto com pluralidade de conteúdos assinado por uma família empresária, sócios atuais e futuros, com o objetivo de regular as relações entre família, empresa e propriedade; estabelecer o modelo de continuidade; e definir um código de conduta pessoal e familiar.

Na construção de um Protocolo Familiar, o processo em si é “mais importante” que o conteúdo, e os benefícios desse documento são percebidos ao longo dos anos.

O Protocolo é resultado de um processo de reflexão e comunicação em prol do bem comum. Ele é um dos principais documentos de uma família empresária e é fundamental para a realização da Governança.