O que é Plano de Desenvolvimento de Herdeiros – PDH?

Um estudo realizado pela consultoria McKinsey analisou o alcance e a evolução das 57 maiores empresas familiares do Brasil e chama a atenção para a preocupação dos membros de famílias empresárias com o desenvolvimento das próximas gerações. Entre entrevistados, 87% disseram que a preparação das próximas gerações – seja na escolha de uma carreira profissional, no exercício do papel de acionista e na capacidade de tomar decisões para a continuidade dos empreendimentos – é tema dominante nos fóruns de discussão de assuntos familiares.

Escolher uma profissão e uma carreira nem sempre é tão natural para os jovens. Para quem nasce em uma família empresária, essa formação deve ser tão consistente quanto a de um profissional que pretende disputar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Pensando na preparação desse herdeiro para as funções que terá que desempenhar como sócio e membro de uma família empresária, independente da carreira que escolha, o Instituto Sucessor elaborou o Plano de Desenvolvimento de Herdeiros® – PDH – que consiste em uma ferramenta de planejamento e acompanhamento do projeto profissional de integrantes de famílias empresárias alinhado ao Acordo de Sócios e ao modelo de Governança Familiar e Corporativa desenhado para a empresa.

Por meio do PDH, é possível apoiar a carreira e buscar a perpetuação do negócio e do patrimônio familiar considerando a satisfação e realização dos envolvidos.

Com uma metodologia diferenciada, na qual a ótica do herdeiro sempre é considerada na construção do projeto de carreira, o Plano de Desenvolvimento de Herdeiros – PDH estimula o indivíduo a fazer escolhas profissionais maduras, respeitando seus desejos pessoais. Por vezes, o herdeiro não objetiva ser um sucessor nos negócios, entretanto, essa ferramenta o desenvolve e estimula a não abrir mão de exercer seu papel na esfera da Propriedade e da Família.

Como é estruturado o Plano de Desenvolvimento de Herdeiros – PDH?

O PDH é desenvolvido em sete etapas em que são utilizadas diversas ferramentas, testes e mapeamentos de perfis. Cada uma delas desdobra-se em reuniões com o herdeiro, seus gestores, pais e/ou outros atores que possam contribuir com o projeto

As etapas consistem em: Análise do Contexto e do Momento Atual, Levantamento do Perfil Profissional, Análise de Perfil Comportamental, Conexão com o Negócio Familiar, Construção do Projeto Profissional e Programa de Acompanhamento.

O herdeiro tem um papel protagonista na construção do seu projeto. Em parceria com ele é traçado um plano focando em seu desenvolvimento técnico e comportamental, abrangendo sua atuação nos cenários possíveis: como profissional fora da empresa da família, como herdeiro e futuro acionista e como sucessor e executivo da empresa familiar.

 

Continue acompanhando o nosso dicionário da família empresária e demais conteúdos educativos sobre a área.