Preparando as novas gerações

Criar os filhos e prepará-los para o mundo é a maior contribuição que os pais podem dar à sociedade. E isso é feito no dia a dia, ao educar, incentivar e corrigir comportamentos, e ao capacitar as crianças. Essa, entretanto, não é uma tarefa fácil e simples. Demanda dedicação e algum conhecimento, muitas vezes, advindo de experiências próprias e que tem por base os valores, propósito e princípios familiares. Nas famílias empresárias, essa é uma missão que deve ser de todo o grupo, pois a preparação de pais e filhos é fundamental para que esses valores sejam perpetuados pelas gerações seguintes.

No próximo sábado, dia 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças e, para aproveitar essa data, o Instituto Sucessor traz duas dicas de iniciativas que se propõem a contribuir para a formação dos pais e dos filhos por meio da educação.

Escola de Pais

Oferecer às famílias a possibilidade de refletir sobre a infância e a educação dos filhos é um dos objetivos da Escola de Pais. Idealizada por Alua Kopstein e Marina Sirotsky, a iniciativa está em seu terceiro ano e realiza palestras com especialistas nas mais diversas áreas que compreendem o universo infantil, proporcionando a pais e mães os conhecimentos para lidar com essa fase da vida dos filhos.

Entre as principais temáticas trabalhadas nos encontros, realizados no Instituto Ling, em Porto Alegre, estão o incentivo às competências sociais, a autonomia e o empreendedorismo desde a infância, a contribuição no processo de alfabetização dos filhos, o reflexo do estilo de vida familiar no desenvolvimento das crianças, e como eles podem colaborar para que o filhos superem conflitos e medos típicos de cada faixa etária.

Além das palestras, os conteúdos gerados nos encontros são disponibilizados nas redes sociais da Escola de Pais e, mais recentemente, estão sendo levados, também, a instituições sociais que atuam na educação de crianças e adolescentes.

Turminha de Impacto: 100 Formas de impactar o mundo

Foi a falta de conteúdos sobre sustentabilidade e cidadania para o público infantil que motivou a fundadora da plataforma Impacta Mundo, Aline Néglia, a escrever o livro Turminha de Impacto: 100 formas de impactar o mundo.

O principal objetivo da publicação é mostrar às crianças como pequenas atitudes podem transformar nosso planeta em um lugar melhor para se viver e, com isso, incentivá-las a uma mudança de comportamento no seu dia a dia.

Na história da Turminha de Impacto são abordados os diferentes pilares do desenvolvimento sustentável – ambiental, econômico, social e cultural. O livro também e uma oportunidade de democratizar o acesso à educação para sustentabilidade, pois para cada exemplar vendido, um outro – em versão pocket – é doado estudantes da rede municipal de ensino de Porto Alegre.