Governança e Família EmpresáriaXestaques

Qual a função do Governance Officer?

governance officer

Você já ouviu falar do Governance Officer? E da Secretaria de Governança? O entendimento desses papéis  é muito importante na rotina da Governança.

Seja na empresa familiar ou no family office, a rotina da Governança demanda muita organização, disciplina e gestão da comunicação entre todas as partes envolvidas.

Uma governança robusta é percebida através dos seus processos: planejamento, condução e registro de reuniões, gestão do plano de ação e responsabilidades dos envolvidos, disponibilização de relatórios e informações pertinentes para a tomada de decisão, disciplina de seguir à risca as regras estabelecidas na organização, entre outros. Isso fortalece a organização e gera valor para todos os envolvidos.

Nesse contexto aparecem as responsabilidades do Secretário de Governança, que é um profissional responsável pelo apoio direto a todos os aspectos relacionados ao sistema de governança corporativa da empresa. Ele deve ter um olhar atento, boa escuta e capacidade de alinhar anseios, além de contar com máxima autonomia e imparcialidade nas interações entre os agentes e órgãos de governança.

Entre os papéis, estão a gestão adequada do fluxo de informações; a integração entre instâncias deliberativa (assembleia geral e conselho de administração), executiva (presidente e demais diretores), fiscalizadora (conselho fiscal, comitê de auditoria, auditorias interna e independente) e consultiva (comitês) e; a garantia do cumprimento de regras e legislações, orientando os agentes de governança sobre seus direitos e obrigações. 

Conforme o modelo de governança do grupo, pode ser demandada também a atuação de uma secretaria de governança abrangente a Governança Familiar e Patrimonial, atuando junto ao Conselho de Família, de Sócios e Family Office.

Com a evolução da GC, os papéis e responsabilidades do Secretário de Governança também evoluiu, com isso, podemos considerar a criação de uma área, a Secretaria de Governança, que vem com a criação de uma função mais estratégica, a do Governance Officer.

 

Mas e o termo Governance Officer?

 

Segundo o IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, seguindo a evolução da governança corporativa, o termo pretende melhor retratar e valorizar essa função cheia de desafios e responsabilidades. 

Mas, para além disso, considerando a Secretaria de Governança como sendo uma área de apoio e orientação da Governança Corporativa que envolve, muitas vezes, mais de um profissional, o Governance Officer é a pessoa que gerencia todo esse sistema.

A secretaria, com o gerenciamento do officer, é responsável por apoiar as reuniões dos órgãos da governança, formalizando os registros das deliberações, além de dar suporte aos participantes do sistema de governança. Atua por meio de um aprimoramento do material de apoio, distribuído aos diversos agentes, ou por meio de facilitação das reuniões de conselhos e comitês, contribuindo para o cumprimento dos objetivos, o correto registro das informações e o encaminhamento das solicitações, por exemplo.

O GO pode executar todas ou algumas atividades da SG, dependendo da estrutura da empresa e da Família, mas possui um escopo de atuação mais amplo, que atinge o nível executivo-estratégico, diferentemente das atividades da SG que estão relacionadas também à estratégia, mas possuindo uma grande parcela operacional. 

Cabe ao GO, atuando e liderando a SG, conferir excelência operacional e a máxima carga estratégica possível a área, sendo responsável pelo bom funcionamento de todo o sistema de Governança.

Além disso, esse novo termo representa um esforço para conscientizar o mercado sobre a relevância que essa área e esse profissional possuem para a governança das organizações.