Um vínculo duradouro entre as gerações

Base sólida para empreender e transformar

A programação do 10ª Painel de Famílias Empresárias, promovido pelo Instituto Sucessor, contempla diferentes momentos de aprendizado e de troca de ideias sobre o tema escolhido para esse ano – Propósito de família: a base para a transformação.

Com uma experiência de mais de 30 anos de trabalho junto a famílias empresárias, Magda Geyer Ehlers percebe que, quando a reflexão sobre o propósito é aprofundada e bem construída, os resultados atravessam gerações. No artigo a seguir, ela compartilha sua visão sobre o assunto, antecipando alguns tópicos de sua palestra.

O fio condutor das nossas realizações

Magda Geyer Ehlers

Existe algo de especial em muitas famílias empresárias que admiramos. É uma coerência entre valores e ações que se revela ao natural, sem imposições. Constitui-se como um fio condutor nas relações pessoais, econômicas e sociais, transformando aqueles que entram em contato com esse grupo familiar.

Tal característica marcante é o propósito, que se torna mais evidente à medida que reconhecemos a nossa origem e nos apropriamos dela. Por isso, a relevância de resgatar histórias familiares, reconhecer sinais que se repetem a cada geração e escolher aquilo que se quer carregar, oferecendo uma entrega positiva à sociedade.

Ao refletirmos sobre o propósito de uma família empresária, e sobre o papel de cada um de nós nessa família, alguns questionamentos podem nos auxiliar a aprofundar essa descoberta: o que nos emociona? O que embarga a nossa voz? Como nos conectamos a essa história? Quais marcas queremos deixar nos outros?

As respostas nos auxiliam a ter clareza sobre o vínculo existente entre as gerações, que é forte, duradouro e responsável por formar valores que se expandem para toda a sociedade. Reconhecer essa característica é estar ciente do nosso lugar no mundo. É atuar em coerência com o legado recebido, seja em uma atividade empresarial inovadora, na relação com as equipes de trabalho, no comprometimento com o desenvolvimento de uma região ou na educação dos herdeiros.

Sabedores de qual é esse propósito e de como nos conectamos a ele, conseguimos nos posicionar em um cenário de constantes transformações, empreender e impactar positivamente pessoas e organizações, sem abandonar aquilo que nos constitui e que orienta as nossas escolhas. Trata-se de um laço estreito, que aproxima as raízes do passado às multipossibilidades do futuro, servindo de guia para as realizações das gerações atuais e das que ainda estão por vir.