Governança e Família EmpresáriaXestaques

O desenvolvimento da nova geração na família empresária

desenvolvimento da família empresária

A Governança Familiar é a estrutura pela qual a família empresária se relaciona com seus negócios e seu legado, abrangendo a celebração de acordos, definição de regras e papéis que serão norteadores para atuais e futuras gerações familiares.

O sistema deve funcionar como um “guardião” dos valores e legado da família, considerando o Conselho de Família como principal órgão para o cumprimento dessa função.

Nesse sentido, é essencial que a governança dê uma atenção especial para o desenvolvimento dos membros dessa família, entendendo a importância do crescimento e do engajamento da nova geração para a perpetuação do legado e dos negócios.

Finalizando o mês de junho/ 2020 do IS Conversas, que dedicamos a conversar sobre o tema Governança Familiar, recebemos virtualmente dois membros da nova geração da empresa de tecnologia Softplan, de Florianópolis/ SC. Rafael Stabile e Gustavo Matos dividiram com Magda Geyer Ehlers suas experiências e anseios como profissionais que enfrentam o desafio de assumir e modernizar os negócios das famílias.

 

Desenvolvimento da família empresária – Caso Softplan

 

A Softplan é o resultado de uma sociedade entre três amigos, que há 29 anos atua no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Rafael e Gustavo fazem parte da segunda geração de herdeiros das famílias fundadoras e, hoje em dia, assumem cargos de executivos na gestão da organização.

Para que seja honrada a história, o legado e o patrimônio da família empresária, é essencial que essa nova geração esteja preparada profissionalmente e que entenda a importância de uma estrutura organizada de governança, tanto familiar, quanto corporativa.

A Governança Familiar passa a ser responsável por esse treinamento dos jovens nos âmbitos da empresa, patrimônio e família.

Para esse desenvolvimento, Rafael Stabile conta que começou no mundo dos negócios da família ainda muito jovem. Em 15 anos de atuação na empresa, passou por cargos de estagiário, técnico e consultor, prezando pela aprendizagem com o contato direto com clientes, viagens, estudos e demais formas de preparação. A formação, já na área de atuação da empresa, também auxiliou para que sua inserção como profissional da Softplan fosse ainda mais evidente. Hoje, Rafael executa o cargo de gerente de negócios internacionais e explica que a passagem por diversas áreas e cargos da empresa facilitaram para que hoje ele esteja preparado para os desafios de uma ocupação na gestão.

A realidade atual, com a globalização e digitalização de processos, pede uma atenção especial dessas novas gerações, geralmente mais engajadas com temas ligados à inovação. Rafael, por exemplo, se tornou responsável pela internacionalização dos produtos e serviços da empresa da família.

Gustavo Matos está há 8 anos na empresa e ainda se prepara para o caminho aos cargos de gestão. Ele conta que os pais, fundadores da Softplan, sempre estimularam os herdeiros a iniciar suas carreiras profissionais em cargos de treinamento, passando por diversas áreas da organização, a fim de entender por completo os processos e funcionamento da empresa.

Hoje em dia, como Analista de Vendas, Gustavo tem a experiência com a prática comercial e conta que a dinâmica da empresa leva as novas gerações a terem contato com o funcionamento do negócio por completo.

Mesmo em um caso onde a empresa não tem a figura de um só fundador e presidente, mas sim, uma sociedade, os jovens ressaltam a importância do trabalho de Governança Familiar para o crescimento e organização da estrutura do negócio e da família e, consequentemente, para o desenvolvimento dos membros e para o entendimento do processo por parte de todos os envolvidos.

Essa estruturação da governança, com seus acordos e conselhos, trouxe clareza à segunda geração sobre o processo de gestão, gerando uma imersão e aproximação dos herdeiros nos negócios e no legado das famílias. Com isso, Rafael conta sobre a criação do Grupo Oito – grupo de oito herdeiros convidados a olhar em conjunto para o empreendimento de suas famílias, discutindo e compartilhando suas formações individuais, suas vontades profissionais dentro ou fora da empresa e seus projetos para o futuro.

Os dois herdeiros contam que a organização do Grupo auxiliou no entendimento do negócio como um todo, das particularidades de cada um dos membros e da dinâmica da sociedade da empresa, exercitando o papel de sócio.

Exemplos como esse reforçam a ideia da importância da implantação de estruturas de Governança Familiar nas famílias empresárias da atualidade, que mais do que auxiliar no processo de gestão da empresa, também enxerga o membro com o objetivo de consistência e concretização da continuidade dos valores e do legado.