Como falar de sucessão com meus pais?
Falar em sucessão é um assunto complexo pois envolve a finitude – seja de um ciclo ligado a uma empresa, seja da possível partida de um ente.
A questão é que cada fim de ciclo é o início de outro, e quando tratamos disso em vida, podemos ainda sonhar com o que vem pela frente: novos projetos pessoais, novas carreiras, novas atribuições dentro do grupo familiar ou um novo projeto de vida.
A realização de qualquer pai e mãe é ver seus filhos andando com suas próprias pernas. Este mesmo desejo se pode ter com a empresa familiar, que a empresa seja um organismo vivo, independente da presença diária dos seus controladores para que possa ter uma vida longa e perene. Já quando falamos de liderança, nada melhor que ver seu time trabalhando em harmonia e encontrando soluções em conjunto. Quando pensamos assim, a sucessão passa a ser um assunto mais agradável.
O “tempo” no processo de sucessão é outra peça chave para que a transição ocorra bem e é um assunto que também pode ser trazido nesta conversa. Existe um período em que o sucedido está bem, com energia e disposição para ajudar a elaborar o novo modelo de gestão e a treinar as pessoas que virão. Existe também um intervalo de tempo em que os potenciais sucessores estão motivados e focados no projeto de futuro da empresa. E existe ainda o tempo da própria empresa, que demanda continuamente uma liderança enérgica e presente. O desafio aqui está em ter sensibilidade para definir este timing e sempre que possível falar de sucessão antecipadamente.
Por último, um conceito importante para se ter em mente nesta conversa, é que a sucessão vai muito além da transição na gestão da empresa. A sucessão ocorre na esfera da família com o papel agregador e de protagonismo na governança familiar; ocorre no papel de sócio da empresa e também na gestão do patrimônio de uma maneira mais ampla. Mas esse é assunto para uma outra conversa onde o conceito da Gestão da Sucessão seja mais aprofundado.
Na prática não é simples, por isso um trabalho integrado com toda a família e o corpo executivo é essencial para que o assunto seja tratado com mais leveza e naturalidade.