Desenvolvimento

Das dificuldades à transformação 

By 21/03/2019 março 3rd, 2020 No Comments
o menino que descobriu o vento

Fazer uma pausa e encontrar um momento para compartilhar um filme, uma música ou um livro com a família é uma vivência que aproxima, estimula o diálogo e fortalece laços entre pais e filhos. Com o intuito de colaborar com essas experiências, vamos partilhar dicas culturais que mobilizem trocas positivas e reflexões sobre diversos temas.

Nessa semana, nossa sugestão é a história de um garoto que vislumbra, na energia produzida pelo vento, um modo de bombear água para irrigar as terras no período de seca, no Malawi. A jornada empreendida por William Kamkwamba aos 13 anos não foi simples: ele enfrentou a descrença, a falta de recursos e a resistência a mudanças. Conseguiu superá-los com coragem, persistência e conhecimento – como a família não tinha condições financeiras para pagar a escola, ele aprendeu sozinho em uma biblioteca local.

Para além do argumento principal, outros temas são abordados de forma sutil, como as relações familiares, as diferenças entre as gerações e a construção de uma postura de liderança. Diante da tradição, do medo e do desconhecimento, o menino de 13 anos foi capaz de romper com o esperado e tornou-se um líder pela sua convicção, inteligência e dedicação.

Como a maior parte das obras baseadas em uma história real, O Menino Que Descobriu o Vento oferece diversas oportunidades de reflexão e inspiração. É um convite a desenvolver um olhar mais amplo sobre as pessoas, as dificuldades e a capacidade de utilizar os recursos disponíveis para realizar uma transformação positiva.

O filme, que está disponível na Netflix, é baseado na obra The Boy Who Harnessed The Wind, de William Kamkwamba e do jornalista Bryan Mealer. O livro, em português, leva o mesmo título do filme e pode ser encontrado nas principais livrarias do país.

Curiosidades:

O livro, O Menino Que Descobriu o Vento, da Editora Objetiva, é de 2011 e está à venda nas principais livrarias do país.

o menino que descobriu o vento

Leave a Reply