CuradoriaDesenvolvimentoXestaques

Sua empresa familiar precisa de um sucessor disruptivo

sucessor disruptivo

Se você deseja manter o seu negócio na família, é necessário um sucessor com excelentes habilidades de liderança e uma visão para impulsionar o negócio.

Confira alguns pontos interessantes levantados no artigo Why your family business need a disruptive successor, publicado pela Family Business Magazine.

O que é um sucessor disruptivo?

É um líder da próxima geração que vê que deve mudar o status quo para manter o negócio relevante e atualizado. Eles estão dispostos a desafiar a maneira de administrar os negócios da geração anterior. Eles podem entregar inovações que podem ajustar o modelo de negócios, melhorar o produto / serviço ou atualizar processos de negócios.

A sucessão frequentemente envolve desafios psicológicos. O líder sênior pode relutar em abrir mão, especialmente se for o fundador da empresa. Isso pode causar conflito com o futuro líder que planeja interromper o status quo. Essa dinâmica pode levar a uma fratura familiar se não for tratada com cuidado.

Quais as skills do sucessor disruptivo?

A principal responsabilidade de um líder é criar clareza sobre para onde a empresa está indo e por que, e como cada pessoa pode contribuir. Portanto, um líder deve ter uma visão para o negócio, comunicar as expectativas com clareza, organizar os recursos necessários para permitir o sucesso, desbloquear o potencial dos membros da equipe, desenvolvendo suas próprias habilidades de liderança e inspirando a equipe a trabalhar em conjunto.

Por que sua empresa precisa de um millennial?

Eles representam a maior geração da força de trabalho dos EUA, representando 35% dela, de acordo com uma análise de 2018 do Pew Research Center.
Um estudo de 2019 da Guidant Financial and LendingClub descobriu que os millennials são motivados, determinados e aparentemente mais otimistas em suas perspectivas em relação à mudança, inovação e empreendedorismo.

Seu plano de passar seu negócio para a próxima geração pode ser prejudicado se:

• Você não tem um futuro líder com visão.
• Você não fez alterações em seu modelo de negócios e foi afetado pela pandemia.
• Você não está pensando em sair e progredir em um plano de sucessão ou venda.
• Você não pensa estrategicamente sobre inovações em seu modelo de negócios ou processos.
• Você não tem um millennial em sua equipe, fornecendo informações sobre o futuro do negócio.

Como líder atual, você deve acreditar na capacidade de seu sucessor. Você deve avaliar se o sucessor entende o negócio e suas muitas nuances.

Meu sucessor é mais pensador do quadro geral do que eu, ou vice-versa?” O pensamento estratégico global e a tomada de decisões podem ter que ser compartilhados até que você e seu sucessor estejam confortáveis ​​em suas funções pós-transição.

A confiança é provavelmente um dos obstáculos mais significativos durante uma transição de liderança.

É uma jornada para todos e, felizmente, pode ser aproveitada por todos.

Confira o artigo completo clicando aqui.