DesenvolvimentoXestaques

As reflexões acerca das relações de consumo e poder

consumo

No mundo das finanças atual, estamos vivendo a onda do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), filantropia, preocupação com o meio ambiente e preocupação social. Mais que mercado de capitais, hoje o foco é tecnologia humana, ou seja, examinar nossas capacidades e motivações mais profundas. E o dinheiro está no centro disso tudo.

As relações com dinheiro, segundo o especialista Fernando Gonçalves, requer uma avaliação aprofundada de valores. São eles que determinam e baseiam as nossas reais necessidades, princípios e sensação de pertencimento, em um mundo cada vez mais globalizado e com grandes oportunidades de consumo.

O dinheiro não é um valor fim, é um valor meio. Ele pode proporcionar uma série de coisas, mas hoje em dia, o grande desafio, conforme comenta Fernando é pensar no dinheiro como um exame de valores pessoais.

Fernando Gonçalves é graduado em economia e psicologia e com pós graduação em Finanças e Psicologia Positiva e apresenta diversas reflexões acerca desse tema, levantando o conceito de Valores Admirados x Valores Assimilados. Esse conceito fala sobre os valores que admiramos e temos como foco mas que, na prática, muitas vezes não conseguimos exercer.

No mundo de hoje, essa teoria se torna cada vez mais evidente, quando notamos questões como filantropia e ações sociais como valores de uma empresa, mas percebemos que nem sempre as organizações demonstram essas características na prática.

Isso nos faz refletir sobre o verdadeiro valor do capital e, principalmente, os nossos verdadeiros princípios como indivíduo e como negócio.

Como organização, essa relação com o dinheiro, poder e consumo passa por uma percepção acerca de propósitos e, também, de cultura, tanto da família, quanto da empresa em si.

Como indivíduo, somos movidos por alguns sistemas, conforme explica o especialista. Estamos mobilizados a viver por conexão social, a ameaça e a recompensa. O sistema da ameaça se mostra no medo da segurança, seja ela física ou financeira, na sensação de pertencimento e na estima. O medo de não ser gostado ou admirado e o medo de não ser bom para alcançar expectativas nos move pessoal e profissionalmente, além de ser um sistema que se relaciona totalmente com consumo e com o poder. Como antídoto para esse medo, Fernando ressalta a importância de termos valores bem examinados e bem assimilados, ou seja, o autoconhecimento sólido.

Todas os grupos familiares têm necessidades básicas, sejam elas de estímulo, de interdependência, de proteção e segurança, de reconhecimento, de estima… e o dinheiro é um grande modulador de diversas dessas necessidades. Geralmente, elas são construídas de forma inconsciente e, em uma organização familiar, essas necessidades acabam por moldar grande parte dos valores e da cultura.

Nesse contexto, considera-se que a relação de vínculos entre pessoas e coisas pode ser grande armadilha quando esses valores e princípios não são bem definidos e claros para todos os membros e gerações.

Qual a minha relação com dinheiro? Quais são os valores, necessidades e interesses que o dinheiro pode nos proporcionar? Qual é o nível de satisfação ou felicidade que o dinheiro pode nos proporcionar?

O especialista Fernando Gonçalves estará presente no 12º Painel para oferecer bases para uma reflexão sobre esse tema.

Fernando Gonçalves é sócio fundador e CEO da Cinco e cofundador do Sistema 5 Pilares. Graduado em Economia e Psicologia e com pós graduação em Finanças e Psicologia Positiva, Fernando é master em Psicologia das Emoções, consultor empresarial em liderança e trabalha na potencialização e desenvolvimento de líderes, atletas e indivíduos. Ele atuou por 20 anos no Mercado de Capitais, como diretor/gestor de fundos de renda variável de alto desempenho, operações estruturadas e privatização. E usou essa experiência para se especializar no tema do desenvolvimento humano e no esporte, quando atuou como Diretor do Centro de Excelência em Performance do Flamengo. Com formações na área humanista e baseadas em práticas contemplativas com destaque para os programas internacionais CEB (Cultivating Emotional Balance) e MCS (Mindful Self Compassion), possui também especialização em PNL, Wellness coaching, Mindfulness e Biofeedback da Coerência Cardíaca. Fernando, na Cinco, atua na potencialização de empresas como AMBEV, Passei Direto, Dupont e Normandia e já treinou atletas de altíssimo desempenho como Carlos Burle, Anderson Silva, Lucas Paquetá, Minotouro e Lucas Fink, entre outros.

O Painel 2020 acontece no dia 18 de novembro, às 9h. Participe do evento! Inscreva-se aqui.